.......Cada uno da lo que recibe Y luego recibe lo que da, Nada es más simple, No hay otra norma: Nada se pierde, Todo se transforma[Jorge Drexler].......

APRESENTAÇÃO

A disciplina de Projeto Arquitetônico IV, Faculdade de Arquitetura (FAU)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), busca projetar o espaço arquitetônico de modo integrado e em diferentes escalas, propondo alternativas espaciais e cenários de futuro, a partir do uso de câmeras digitais, bem como a edição dessas imagens fílmicas através do software Windows Movie Maker, procurando ressaltar perceptos e afectos referentes aos agentes e lugares por onde perpassam os processos de projeto.A cartografia do projeto de arquitetura, por sua vez, se dará durante o processo de projeto, a partir da análise do desejo, desta perspectiva, diz respeito, em última instância, à escolha de como viver, à escolha dos critérios com os quais o social se inventa, o real social. Em outras palavras, ela diz respeito à escolha de novos mundos, sociedades novas. A prática do cartógrafo é, aqui, imediatamente política.

domingo, 19 de agosto de 2007

PASSOA A PASSO 'WINDOWS MOVIE MAKER'

Introdução: INICIAR O PROGRAMA.

1-Clique em "Iniciar>Programas>Windows Movie Maker ou Iniciar>Programas>Acessórios>W... Movie Maker".

2-Com o programa aberto, clique em "Arquivo>importar para coleções".

3-Na janela "Importar Arquivos", localize o vídeo a ser editado e clique em "Importar".

4-Aguarde alguns segundos ou minutos, dependendo do tamanho do vídeo.

5-Em seguida você poderá inserir quantos vídeos e imagens quiser.

6-Agora você irá escolher os clipes do filme. Primeiro visualize os clipes antes de inserir no storyboard, clicando sobre eles na área de visualização e depois sobre o botão de play no player localizado no lado direito do programa.

7-Após escolher os trechos que vão fazer parte do seu filme, arraste-os para o storyboard seguindo a ordem na qual você queira que seja exibido.

8-Aconselho a você a salvar o projeto neste estágio. Clique em "Arquivo>Salvar Projeto". Na janela "Salvar Projeto", dê um nome ao projeto e clique em salvar.

Vamos agora a uma outra etapa: INSERIR EFEITOS NO SEU FILME.

1-Para inserir um efeito de vídeo na área de menus rápidos, clique sobre o link "Editar Vídeo" e em seguida em "Exibir efeitos de vídeo" para visualizar os efeitos disponíveis.

2-Quando clicado, abrirá na área de visualização os efeitos para você utilizar no seu filme. Você pode aplicar um para cada parte do filme no storyboard. Para utilizar um efeito de vídeo, clique sobre ele e arraste para o trecho de vídeo no storyboard. Quando um efeito de vídeo é acionado, a estrela localizada no canto esquerdo inferior fica azul.

3-Para visualizar o efeito, clique sobre o trecho de vídeo e no player do programa clique no botão play.Utilize os efeitos quantas vezes achar necessário (use sua imaginação!).

Vamos a outra etapa: EFEITOS DE TRANSIÇÂO. Eles servem para suavizar a passagem de um trecho de vídeo para o outro, ou mesmo para dar um efeito moderno dependendo do tema.

1-Para abrir o menu de transições, clique sobre o link "Editar vídeo" na área de menus rápidos, e em seguida em "Exibir transições de vídeo".

2-Quando clicar, irá se abrir na área de visualização os efeitos de transição para você utilizar no seu filme. Você pode aplicar um entre cada parte do filme no storyboard. Para utilizar um efeito de transição, clique sobre ele e arraste para o trecho de vídeo no storyboard.Quando um efeito de transição é adicionado, o retângulo localizado entre os trechos de vídeos fica com o desenho do efeito aplicado.

3- Para visualizar o efeito aplicado, clique sobre o retângulo entre os trechos de vídeos e no player do programa, clique no botão play.

Vamos para mais uma etapa: INSERINDO TEXTO NO FILME.

1-Para abrir o menu de textos, clique sobre o link "Editar vídeo" na área de menus rápidos, e em seguida em “Criar títulos ou créditos”.

2-Quando clicado, abrirá as opções de texto no lado direito da tela para você utilizar em seu filme.

3-Clique na opção "Adicionar título ao início do filme".

4- Abrirá um campo para você escrever o nome que você quer dar para o filme. Ao escrever, o programa vai inserindo-o automaticamente na tela do player. Assim é possível ir visualizando.Caso queira adicionar um subtítulo, escreva no segundo campo.

5- Para alterar as cores, e o tipo de fonte (letra) do seu título, clique na opção "Alterar a fonte e a cor do texto".

6- Edite o texto escolhendo a fonte, cor, negrito, entre outras opções.

7- Clique em "Concluído, adicionar título ao filme" para finalizar a edição do título.

8- Você verá que ao concluir a edição do título será adicionado um trecho de vídeo no início do storyboard. Isso no caso do texto ser um título ao início do filme. Mas você pode adicionar outras informações como: crédito do filme (será adicionado ao final do storyboard) e títulos antes ou após cada trecho de vídeo. Use de acordo com seu filme.

ADICIONAR ÁUDIO AO FILME. (mais uma etapa- Ufa!)

1- Na tela principal do programa, em "Capturar Vídeo", clique sobre o link "Importar áudio ou música".

2-Localize um áudio ou música que queira adicionar ao seu filme e clique em "Importar".

3- Quando importado, abrirá na área de visualização um ícone representando o arquivo de áudio para você utilizar no seu filme.

4-Para adicionar o áudio importado a um trecho de vídeo, utilize o mesmo processo ao inserir um efeito de vídeo arrastando o ícone até o storyboard. Será exibida uma mensagem dizendo que será alterada a maneira de exibição do modo storyboard para o modo timeline. Isto é feito para que você possa definir exatamente o ponto que o som começará a rolar. Clique em "OK".

Última etapa: SALVANDO, FINALIZANDO E EXPORTANDO O FILME FINAL.

1-Clique em "Concluir Filme". E escolha a opção “Salvar no Computador”.

2-Se abrirá uma janela. Em seguida você vai escolher um nome para o seu filme e um local para gravá-lo.

3-Ao clicar em “Avançar”, escolha o modo de gravação. De preferência a “Melhor ajuste para o tamanho do arquivo”.

4-Ao clicar em “Avançar” novamente o seu filme será salvo. Espere alguns momentos e poderá assisti-lo. Pronto! Um grande abraço! Tchau!

DICAS EXTRAS.

1-Os menus mais importantes desse programa são: “Coleções” e “Tarefas”.

2-Você pode optar em visualizar seu filme de dois modos: “Mostrar Storyboard” ou “Mostrar Linha do Tempo”. No “Storyboard” você pode ajustar o tempo das ações de cada slide e também ajustar os volumes das sonorizações.

3- No canto direito da tela “Preview” , você pode cortar seu filme ou fazer imagens fotográficas de seu filme.

Nenhum comentário:

CARTOGRAFIA DO PROJETO

A experiência com cartografia, a partir da captação e edição de imagens fílmicas, irá possibilitar aos alunos da Faculdade de Arquitetura, da Universidade do Rio Grande do Sul, a apreender e conhecer uma diferente metodologia de pesquisa e projeto de arquitetura e urbanismo.
Para os geógrafos, a cartografia-diferentemente do mapa, representação de um todo estático-é um desenho que acompanha e se faz ao mesmo tempo que os movimentos de transformação da paisagem.
Paisagens psicossociais também são cartografáveis. A cartografia da arquitetura, nesse caso, acompanha e se faz ao mesmo tempo que o desmanchamento de certos mundos-sua perda de sentido-e a formação de outros: mundos que se criam para expressar afetos contemporâneos, em relação aos quais os universos vigentes tornaram-se obsoletos.
Sendo tarefa do cartógrafo dar língua para afetos que pedem passagem, dele se espera basicamente que esteja mergulhado nas intensidades de seu tempo e que, atento às linguagens que encontra, devore as que lhe parecerem elementos possíveis para a composição das cartografias que se fazem necessárias.