.......Cada uno da lo que recibe Y luego recibe lo que da, Nada es más simple, No hay otra norma: Nada se pierde, Todo se transforma[Jorge Drexler].......

APRESENTAÇÃO

A disciplina de Projeto Arquitetônico IV, Faculdade de Arquitetura (FAU)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), busca projetar o espaço arquitetônico de modo integrado e em diferentes escalas, propondo alternativas espaciais e cenários de futuro, a partir do uso de câmeras digitais, bem como a edição dessas imagens fílmicas através do software Windows Movie Maker, procurando ressaltar perceptos e afectos referentes aos agentes e lugares por onde perpassam os processos de projeto.A cartografia do projeto de arquitetura, por sua vez, se dará durante o processo de projeto, a partir da análise do desejo, desta perspectiva, diz respeito, em última instância, à escolha de como viver, à escolha dos critérios com os quais o social se inventa, o real social. Em outras palavras, ela diz respeito à escolha de novos mundos, sociedades novas. A prática do cartógrafo é, aqui, imediatamente política.

domingo, 19 de agosto de 2007

3 ENCONTRO - CARTOGRAFIA DA FAU/UFRGS E EDIÇÃO DE IMAGENS

Data: 20/08/2007

Atividade 1: Coleta de imagens na faculdade de arquitetura da ufrgs
Material: máquina digital.
Instrução: realizar alguns vídeos e fotografias da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Lugares, pessoas, coisas, etc. Vídeos passivos ou ativos (entrevistas, ações). Com tema definido ou não.

Atividade 3: Edição das imagens coletadas
Material: Imagens realizadas até agora (colagem inicial, exercício da caixa, faculdade de arquitetura e demais imagens pensadas ou vividas para expressar a cartografia do projeto).
Instrução: editar um vídeo em software ‘Windows Movie Maker’ procurando ser resultado de uma cartografia do MEU LUGAR.
[TEMPO MAX. 5 MINUTOS]

DICAS:
- o vídeo deverá ter um titulo e créditos no início e no final (autores de imagens, de textos, de edição, local onde foi feito).
- esse vídeo tem que me fazer pensar alguma coisa ou ser produto de um fazer pensar, de um questionamento?
- pensar nos sons ou na sonorização do vídeo (músicas, sons puros, silêncios), explorem a página: http://beaterator.rockstargames.com/beaterator.html
- inserir ou não textos e depoimentos.
- utilizar imagens filmícas e fotográficas.
- pensar nessa (dês)ordem (experimentar), tentar romper com a ordem cronológica (se possível). O tempo do vídeo é o tempo da montagem do vídeo.
- podemos criar desenhos, animações em corel, por exemplo e inserir no vídeo.

Próximo encontro dia: 03/09/2007
Trazer: 1º. Filme editado. Câmera digital.

Referências:
DELEZE, Gilles. Imagem-Tempo. Cinema II. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosacnaify, 2004.
POLIDORI, Mauricio, ROCHA, Eduardo. São Lourenço do Sul: projeto acadêmico. Pelotas: UFPel, 2007. (CD-Rom).
http://arquiteturasdoabandono.blogspot.com
http://cartografiadoprojeto.blogspot.com

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CARTOGRAFIA DO PROJETO

A experiência com cartografia, a partir da captação e edição de imagens fílmicas, irá possibilitar aos alunos da Faculdade de Arquitetura, da Universidade do Rio Grande do Sul, a apreender e conhecer uma diferente metodologia de pesquisa e projeto de arquitetura e urbanismo.
Para os geógrafos, a cartografia-diferentemente do mapa, representação de um todo estático-é um desenho que acompanha e se faz ao mesmo tempo que os movimentos de transformação da paisagem.
Paisagens psicossociais também são cartografáveis. A cartografia da arquitetura, nesse caso, acompanha e se faz ao mesmo tempo que o desmanchamento de certos mundos-sua perda de sentido-e a formação de outros: mundos que se criam para expressar afetos contemporâneos, em relação aos quais os universos vigentes tornaram-se obsoletos.
Sendo tarefa do cartógrafo dar língua para afetos que pedem passagem, dele se espera basicamente que esteja mergulhado nas intensidades de seu tempo e que, atento às linguagens que encontra, devore as que lhe parecerem elementos possíveis para a composição das cartografias que se fazem necessárias.